A cozinheira costuma ser a empregada central da casa
Ela pode ser capacitada para cozinhar trivial variado, trivial variado fino, forno e fogão ou ainda banqueteira. A diferença reside principalmente na capacidade de variação de cardápios e na habilidade de confeccionar jantares para determinado número de pessoas.
Uma cozinheira trivial variado deve ser capaz de reproduzir os pratos da cozinha brasileira caseira diária com uma variação razoável. Ela é capaz de oferecer jantares para 6-8 pessoas sempre sob orientação da patroa na elaboração cardápio e apresentação dos pratos
Uma cozinheira trivial fino sabe além daquilo, é esperado da cozinheira trivial variado, alguns pratos da cozinha internacional e também alguns salgados e doces de forno (tortas e bolos recheados). Ela também é capaz de oferecer jantares para até 10-12 pessoas com pouca ajuda ou orientação da patroa.
Uma cozinheira forno e fogão deve ter conhecimento de cozinha italiana, alguns pratos da cozinha francesa e espanhola e árabe (risotos, quiches, kibes, tabule, paella, peixes ao forno, salgadinhos, tortas e bolos). Ela deve ser capaz de confeccionar jantares para 16-18 pessoas com uma boa autonomia depois de discutir o cardápio com a patroa.
Uma Banqueteira em geral, tem alguma formação formal na área de culinária e conhece as mais variadas cozinhas e ingredientes. Ela sabe lidar com diversos tipos de carnes (pato, vitela, cordeiro, coelho) e frutos do mar (lagosta, mariscos e etc.). Ela também é capacitada para oferecer jantares para 20-30 pessoas e ceias de final de ano.